Demência Senil e Estatinas

Com o aumento do tempo médio de vida, cada vez é mais frequente em idosos apresentarem quadros de demência senil, pode variar de intensidade, de leves, até quadros mais graves como o Alzheimer.

É muito frequente o uso de estatinas para controle do excesso de colesterol no sangue.

À medida que os pacientes tomam esses remédios, nota-se que o estado mental da maioria deles apresenta gradualmente um quadro de demência senil (situação bem comprovada na prática clínica diária).

demência senil sintomas, demência senil tratamento, demencia senil tratamento medicamentoso, o que significa demência senil, demencia senil sintomas e fases, qual a diferença entre demencia senil e Alzheimer, medicação para demencia senil, o que demencia senil


Esse dado foi confirmado por uma publicação feita na revista American Journal of Geriatric Pharmacology, no dia 4 de agosto de 2012. Foram relatadas pesquisas em pacientes usuários de estatinas que, quando deixaram de fazer uso, melhoraram seus estados mentais.

O retorno ao uso dos medicamentos voltou a mostrar deficiências de memória e concentração analisados por testes específicos chamados Mini Mental Status Examination.

A conclusão da pesquisa foi a de que estatinas podem afetar de forma negativa a cognição de pacientes propensos à demência.

**Apenas a especialidade de Homeopatia é atendida através da Unimed, nas demais áreas, os atendimentos são apenas particulares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Magnésio Baixo e Hipertensão Arterial

Hipotireoidismo Subclínico e T3 Reverso

Deficiência de Ferro e Ferritina